O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num
sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em
termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho
(Red), o verde (Green) e o azul (Blue).
Qualquer cor no sistema digital é representada por um
conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode
ser representadas pelos seguintes valores nos vários formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a
255;
- Percentagem: de 0%
a 100%;
- Hexadecimal: de 00
a FF.
O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em
que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são
denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, seguindo-se
prontamente o exemplo de algumas cores no cubo existentes:
- Preto: (0,0,0);
- Branco: (1,1,1);
- Azul (B): (0,0,1);
- Vermelho (R):
(1,0,0);
- Verde (G): (0,1,0).
Aplicações do modelo RGB:
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão
de luz transmitida por equipamentos electrónicos como monitores e ecrãs de
televisão. As cores emitidas por um monitor de computador são as que o olho
humano é capaz de captar, ou seja, vermelho, azul e verde, que combinadas geram
milhões de cores.
Modelo CMYK
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo
CMY, constituído pelas cores primárias Ciano (Cyan), Magenta (Magenta) e Amarelo
(Yellow), em que foi acrescentada a cor preta (black). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser
mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura
de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias.
O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as
suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Daí ser
considerado um modelo subtrativo, visto que as cores são criadas pela redução
de outras da luz que incide sobre a superfície de um objeto.
Aplicações do Modelo CMYK:
O Modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, em pintura e
fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem
certas cores e refletem outras.
Modelo HSV
O modelo HSV é a conceção intuitiva da técnica utilizada por
um artista ao misturar cores básicas para a obtenção de outros tons compostos.
A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos
modelos RGB e CMYK. Baseia-se no controlo dos valores de Hue (H), Saturation
(S) e Value (V).
Hue (Tonalidade) é a componente que seleciona a
"tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro
numa roda de cores definida de 0 a 359.
A tonalidade e a saturação são elementos de crominância,
pois fornecem informação relativa à cor.
A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz
emitida) são elementos de luminância.
Aplicações do Modelo HSV:
É utilizado pelos artistas plásticos na criação das suas
obras de arte, pois é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras
do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul.
Modelo YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da
luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor
(tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor
inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor
independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância
(Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV
é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a
luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se
utilizasse outro modelo. Este modelo permite
permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma
informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de
qualidade da imagem.
Aplicações do Modelo HSV:
Este modelo foi criado para permitir a transmissão de
informações coloridas para as televisões a cores. Assim, os sinais de televisão
a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. É, também,
adequado para sinais de vídeo.
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