segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Modelos de cor

Modelo RGB

O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue).

Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representadas pelos seguintes valores nos vários formatos:
 - Decimal: de 0 a 1;
 - Inteiro: de 0 a 255;
 - Percentagem: de 0% a 100%;
 - Hexadecimal: de 00 a FF.

O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, seguindo-se prontamente o exemplo de algumas cores no cubo existentes:
 - Preto: (0,0,0);
 - Branco: (1,1,1);                                                                    
 - Azul (B): (0,0,1);
 - Vermelho (R): (1,0,0);
 - Verde (G): (0,1,0).

   

Aplicações do modelo RGB:

As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz transmitida por equipamentos electrónicos como monitores e ecrãs de televisão. As cores emitidas por um monitor de computador são as que o olho humano é capaz de captar, ou seja, vermelho, azul e verde, que combinadas geram milhões de cores.


Modelo CMYK

O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY, constituído pelas cores primárias Ciano (Cyan), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), em que foi acrescentada a cor preta (black).  A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias.

O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Daí ser considerado um modelo subtrativo, visto que as cores são criadas pela redução de outras da luz que incide sobre a superfície de um objeto.


  


Aplicações do Modelo CMYK:

O Modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, em pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.


Modelo HSV

O modelo HSV é a conceção intuitiva da técnica utilizada por um artista ao misturar cores básicas para a obtenção de outros tons compostos. A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMYK. Baseia-se no controlo dos valores de Hue (H), Saturation (S) e Value (V).

Hue (Tonalidade) é a componente que seleciona a "tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.

 Saturation (Saturação) é a componente que determina a pureza/intensidade da cor selecionada em Hue. Todos os tons de cinza possuem Saturation = 0 e todos os Hues puros possuem Saturation = 1.

 Value (Valor) regula o brilho da cor determinada por Hue e Saturation. Traduz a luminosidade de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. A cor preta possui brilho zero  e qualquer valor de Hue ou Saturation. O valor 1 de Value determina uma intensidade pura de Hue+Saturation.

   






A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor.


A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.





Aplicações do Modelo HSV:

É utilizado pelos artistas plásticos na criação das suas obras de arte, pois é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul.


Modelo YUV

O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.


Aplicações do Modelo HSV:

Este modelo foi criado para permitir a transmissão de informações coloridas para as televisões a cores. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. É, também, adequado para sinais de vídeo.



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