segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dia Mundial da Televisão

Hoje, dia 21 de Novembro, celebra-se o Dia Mundial da Televisão. Como tal, achámos que fosse interessante fazer um post em que vos déssemos a conhecer um pouco mais sobre a história deste aparelho tecnológico.

Televisão 


Uma televisão é um sistema electrónico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. As câmaras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio elétrico, via cabos; o televisor capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

Imagem relacionada

História

A invenção da primeira televisão, é da autoria de Philo Farnsworth, um jovem rapaz norte americano. Apesar de ser atribuída muitas vezes a invenção a Vladimir Zworykin, a primeira televisão funcional, foi desenvolvida por Philo Farnsworth. Após ter desenvolvido o projecto funcional, a RCA que detinha o império nas comunicações rádio, queria também deter o monopólio da televisão. Este foi um problema para a RCA, pois não tinha investigadores com capacidades para desenvolver um projecto como este, até encontrar um cientista genial na época, Vladimir Zworykin, que já estaria a desenvolver um projecto semelhante, mas que apresentava demasiados problemas na transmissão de imagem.

Resultado de imagem para 1ª televisão
O primeiro canal de televisão em Portugal foi a Rtp , que a 4 de Setembro de 1956 iniciou, em plena Feira Popular, as emissões experimentais da televisão pública. Aqui fica o genérico de abertura do canal nessa altura:


As primeiras emissões a cores começaram em 1975 com as eleições para a Assembleia Constituinte, sendo esporádicas até 7 de março de 1980, altura em que começa a emissão regular a cores em Portugal, com o Festival RTP da Canção. Aqui fica parte da emissão televisiva de 7 de março de 1980:

Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário