segunda-feira, 27 de março de 2017

Utilização do Sistema Multimédia- Vídeo- Ficha 1

Nesta aula iniciámos uma nova nova subunidade no âmbito da Multimédia, o Vídeo.

Para esta primeira ficha de trabalho, foi-nos pedida a criação de um vídeo utilizando o editor do YouTube e que consistia na junção de vídeos e fotografias que nos foram fornecidas, tendo como objetivo testar as diferentes funcionalidades deste editor, o que foi bastante interessante e nos ajudará na edição de outros vídeos no futuro.

Aqui fica o nosso vídeo!


Gravar, recortar e unir faixas de aúdio

Na última aula foi-nos pedido que, com a ajuda de um microfone e do site Online Voice Recorder, gravássemos a declamação de um poema. Este trabalho foi feito em parceria com as nossas colegas do blog http://mariasofiamartins.blogspot.pt/ 
Aqui está o resultado final.  

segunda-feira, 20 de março de 2017

Utilização do Sistema Multimédia - Som

Ainda no âmbito da multimédia, vamos agora debruçar-nos sobre a terceira subunidade, o Som.

O que é o Som?


O Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica. Corresponde a uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, os líquidos e os gases. É caracterizado por altura (que está relacionada com a amplitude da onda), intensidade (relacionada com a frequência) e timbre (que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes). Os seres humanos apenas conseguem ouvir sons cuja frequência está compreendida entre 20 e 20000 Hz.


O que é um áudio digital?


O som digital é a representação digital de uma onda sonora através de código binário. O processo envolvido na conversão de um som analógico para um digital e vice versa permite o armazenamento e a reprodução do som por meio de CDs, MiniDisc´s ou DAT. Este processo envolve perdas e, por isso, um som digital nunca representa plenamente, um som analógico. Porém, com toda a evolução tecnológica este é um processo realizado quase na perfeição, visto que não transparece nenhuma distinção perceptível ao ouvido humano.
Se os ficheiros de áudio digital não forem comprimidos, apresentam um tamanho grande, uma vez que têm uma quantidade enorme de dados. Assim, podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado. A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.


Formatos de ficheiros de som

Formatos não comprimidos:

 

Formatos comprimidos:


Com perdas:

Não é afetada a qualidade de informação original, mas o ficheiro apresenta um maior tamanho.


Sem perdas:

São rejeitadas determinadas frequências de espetro e removidos dados desnecessários.



Encerramento do Photoshop

Com a realização dos trabalhos que vos mostrámos anteriormente, encerrámos a utilização deste programa ao longo das nossas aulas.
Gostámos bastante de trabalhar com o Photoshop, não só porque nos proporcionou a realização de trabalhos muito interessantes, mas também porque aprendemos coisas que nos poderão ser bastante úteis no futuro.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Projeto Final- Photoshop

Como devem ter reparado, estivemos bastante ausentes do Blog nos últimos tempos. Isso aconteceu porque estivemos a preparar os projetos finais do Photoshop.

Na primeira parte deste projeto foi-nos pedido que em conjunto criássemos uma nova espécie a partir de outras já existentes, sendo que todas essas espécies tinham que de alguma forma estar relacionadas com a água. Aqui está o nosso trabalho:


Na segunda parte deste projeto, foi-nos pedido que individualmente fizéssemos a junção de dois edifícios da nossa cidade, Vila Real.

Aqui está o trabalho da Maria:


Memória Decritiva:

Neste projeto foi-nos pedido que conjugássemos dois edifícios da cidade de Vila Real num único. Ao pensar em edifícios representativos de Vila Real é impossível não pensar no edifício da Câmara Municipal, que é o edifício que na minha opinião melhor identifica uma cidade. O segundo edifício que escolhi foi a Igreja de S. Pedro, um edifício vila-realense existente desde o século XVI e que tem grande importância para mim uma vez que o frequento desde que me lembro. Decidi então manter a fachada da Câmara Municipal retirando-lhe alguns pormenores e acrescentando partes da Igreja de São Pedro como as torres que são para mim uma das partes mais características daquela igreja.

Aqui está o trabalho da Mariana:


Memória Descritiva:

Para este projeto final do Photoshop tivemos que juntar dois monumentos representativos de Vila Real.
No meu caso juntei a igreja Nossa Senhora da Conceição com o Palácio de Mateus.
Escolhi estes dois monumentos por apresentarem traços arquitetónicos muito distintos, sendo os do Palácio de Mateus mais antigos que os da igreja de Nossa Senhora da Conceição. Mantive o fundo da igreja e acrescentei alguns dos pormenores que mais me impressionaram do Palácio.